16 de dez. de 2011

Denuncias de abusos cometidos por Tropas Brasileiras no Haiti

COMUNICADO PÚBLICO
Denuncias de abusos cometidos por Tropas Brasileiras no Haiti



Uma nova denúncia contra as tropas da Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH) : violência contra três jovens haitianos em Fort Dimanche, bairro de Porto Principe, capital do Haiti.


Novamente uma triste notícia. Mas desta vez é o Exército Brasileiro que é acusado de maus tratos no Haiti a três jovens: Gilbert Joseph 29 anos, Basile Amos 19 anos e Abel Joseph 20 anos.
Segundo as agências de notícias internacionais foi aberta uma investigação de "denúncia de agressão contra três jovens por um grupo de oito membros da equipe brasileira" .
A denúncia se tornou pública na quarta-feira durante uma entrevista coletiva da Rede Nacional de Defesa dos direitos Humanos (RNDDH). A imprensa haitiana publicou imagens que mostram sinais de ferimentos nos corpos dos jovens que acusam as tropas brasileiras.


Não se trata de uma novidade. O Comitê "Defender o Haiti é Defender a nós Mesmos" já informou diversas vezes o governo brasileiro de inúmeras violações dos direitos humanos e da soberania nacional por parte das forças da MINUSTAH.


Dia após dia são flagrados crimes pelas tropas da ONU comandadas pelo Exército Brasileiro.


Dia após dia as percebemos que as tropas brasileiras não levam ajuda ou paz, mas sim vão lá para serem doutrinadas na tortura e em tantos outros crimes contra o povo do Haiti.


Dia após dia os comandantes do Exército Brasileiro treinam os jovens soldados não na solidariedade, mas na desumanidade. São os manuais dos anos de chumbo da ditadura militar que são aplicados lá, para preparar tropas para agirem no Brasil. O que fazem lá, como os próprios comandantes admitem, é um laboratório de táticas militares para serem aplicadas nos morros e favelas do Brasil.

Nós, do Comitê “Defender o Haiti é Defender a nós Mesmos” fizemos parte da organização, em 5 de novembro de 2011, de um Ato Continental pela Retirada das Tropas da ONU que contou com a presença de 600 pessoas, vindas de 11 Estados brasileiros, e uma mesa formada por participantes de 7 países – EUA, Haiti, Bolívia, Argentina, Uruguai, França e Brasil, na Câmara Municipal de São Paulo. Esse ato reafirmou o compromisso de diversas entidades sindicais, estudantis, populares e políticas com essa bandeira.


Mais uma vez afirmamos: é preciso que isso acabe. Nos dirigimos a presidente da República Dilma Russeff e ao Ministro da Defesa Celso Amorim para exigir: parem com essa vergonhosa ocupação. O Brasil não precisa dessa mancha em sua história. RETIREM IMEDIATAMENTE AS TROPAS BRASILEIRAS DO HAITI.


FOTOS DIVULGADAS PELA IMPRENSA HAITIANA DAS TORTURAS REALIZADAS PELAS TROPAS BRASILEIRAS NOS TRÊS JOVENS HAITIANOS































16 comentários:

  1. PASSOU A DITADURA. ELES NÃO ACEITAM PAGAR PELOS CRIMES DE TORTURA QUE COMETERAM E AINDA NÃO APRENDERAM NADA! ABSOLUTAMENTE NADA!
    FORA AS TROPAS BRASILEIRAS DO HAITI! JÁ!

    ResponderExcluir
  2. Não fala besteira. A maioria dos que estavam na ativa na época da Ditatura não estão mais nas forças armadas.
    Se há acusação de abuso deve haver investigação, mas não generalizar e dizer que os objetivos da missão são totalmente escusos.
    Lembrem-se que os que estão lá são brasileiros como nós, irmãos, pais, amigos... procurem conversar com quem já foi pra saber como é.
    E se acham que está tão errado assim, deixem de fazer protestinhos no FB e vão até lá pra ver como é a situação.

    ResponderExcluir
  3. Nossos soldados estão lá justamente fazendo a função de médicos, enfermeiros e professores, No Exército Brasileiro, servem inúmeros médicos e enfermeiros, os quais estão ajudando o Haiti. Quanto aos professores, os militares de alta patente, em geral são preparados pela AMAN e são bi ou trilíngues e estão executando também esse ofício. Os nossos militares não são e jamais foram ditadores, ao contrário, pois ditadura, conforme o próprio dicionário informa, é o governo de UM homem só e no Brasil, durante o Regime Militar, sempre tivemos partidos políticos atuante (ARENA e MDB), sendo que nossos militares nunca pediram para governar o país, foram solicitados a virem defender o povo, dos guerrilheiros, entre eles a própria dilma, que estavam fazendo a maior anarquia aqui, tentando implantar a ditadura do proletariado, coisa que hoje ela está conseguindo, graças aos votos dos ignorantes. Acredito que logo que a dilma der a ordem, todos voltarão felizes para seus lares. Essa fotos não provam que houve tortura e muito menos que em caso positivo, tenham sido feitas pelos bravos soldados do Exército Brasileiros. Todos sabemos que os comunistas estão infiltrados em todos os cantos do mundo e que querem denegrir as sérias instituições.

    ResponderExcluir
  4. As tropas brasileiras no Haiti estão fazendo lá o que aqui fazem. Em suma: exportam truculência!

    ResponderExcluir
  5. Missão de paz uma ova, estão é fazendo o que sabem fazer aqui "faxina", ou seja estão completando o trabalho que foi iniciado em relação ao ódio e a dívida financeira que a França ainda cobra do Haiti, pelo fato deste ter feito uma revolução negra nas antilhas, e os ter colocado para correr. Inclusive com seus déspotas, Papa Doc, Baby Doc, e etc.
    E o mundo finge que não vê, pois o Haiti é território negro. Os bons soldados, médicos, engenheiros, e etc, são obrigados a se calar por conta do corporativismo e da postura brasileira e mundial diante desta realidade nefasta, e a duras penas tentam realmente fazer trabalho humanitário, mas este ainda está longe de envergar sua denominação.

    ResponderExcluir
  6. O que vem de tropas brasileiras, PM, etc. já não duvido nada! Apesar dos ditadores da era do chumbo estarem no beleléu ou sei lá onde, os ideais deles ainda continuam. E pior, não é só comunista que faz isso. Ditadura existe há séculos. O Serra e Alckmim do PSDB contribuem para a ditadura do Rodas na USP, então é hipocresia achar que ditadura é exclusividade comunista pq é uma de suas características.
    Tânia Botter, quem te ensinou história era mesmo um professor? Os militares haviam TOMADO o poder de Vargas em 1945. Vargas nem sonhava em entregar para alguém. Claro que os militares queriam o poder, os partidos políticos eram máscaras e quem mandava neles era o exército. E sobre a Dilma e o comunismo, eles te deram uma visão muito distorcida. Claro que ela teve seus erros e o comunismo também. Contudo para lutar pela liberdade, quem não ia a luta seja por armas, artes, protesto, etc? E pode sim existir comunistas que defendem a liberdade de expressão, eles se chamam centro-esquerdas. São mais moderados, pegam o bom do esquerdismo e unem com a liberdade de expressão. Não são radicais.

    ResponderExcluir
  7. Só espero que ela seja o que eu acredito que seja, uma governanta, não tirana. Mas se não retirar essas tropas...
    E respeito que tem ideais diferentes de centro-esquerda. Contudo, cuidado com o que coloca. Ainda mais pq não é lógico pensar que o exército não queria poder e apenas foram solicitados para dar um fim nos guerrilheiros. 20 anos para isso é muito tempo. E ainda eram meras desculpas. O movimento da Dilma falhou, ela foi capturada, muitos companheiros tbm. Pq num matou logo? Eles queriam mesmo poder! Quem não quer? Incluo me tbm. Por isso não entro na política, não sei se me corromperei,

    ResponderExcluir
  8. Tânia, deixe seu mundo cor-de-rosa e maniqueísta para lá, por favor. O Brasil viveu um tempo AUTORITARISMO (informe-se melhor sobre a diferença entre Democracia, Autoritarismo e Totalitarismo, porque o que você escreveu sobre o período do governo militar demonstra ingenuidade gritante como desconhecimento de conceitos básicos da ciência política).
    Quanto aos demais comentadores, vamos parar de maniqueísmo por favor??? O Brasil teve um papel importante no Haiti (por incrível que pareça), mas se a presença das nossas tropas por lá ainda faz sentido ou não, não sei dizer. Se não faz mais sentido, devem sair.
    Quanto aos abusos, por mais preparados que sejam os militares em missão por lá, isso não quer dizer que são todos bonzinhos. Que mania irritante das pessoas generalizarem e presumirem caráter por algo tão superficial quanto a profissão!!! Presumir que os militares brasileiros são todos truculentos é um erro tão grotesco quanto presumir que são todos santos. As fotos aqui não comprovam a autoria das agressões, mas também não inocentam. Se houve abuso por parte de alguns (ou muitos) militares, ou não, isso deve ser apurado e se o caso, punido. Quanto a isso, não há a menor duvida.

    ResponderExcluir
  9. Nunca li tamanha babaquice quanto a que a senhora Tânia Botter escreveu acima. É absolutamente o cúmulo da ignorância ou o cúmulo da hipocrisia, talvez até mesmo os dois... A senhora poderia estudar mais história, e parar de ler panfletinho e ouvir discurso de militar. A senhora poderia ler um pouco mais, escutar um pouco mais e sinceramente nos poupar dessas asneiras sem tamanho que a senhora nos fez ler acima.

    Como historiador, se for do seu interesse posso indicar uma extensa bibliografia sobre nossa história e quem sabe a senhora não pode ser útil a alguma coisa pelo menos uma vez na vida para o povo brasileiro, e não continuar prestando esse desfavor a nossa sociedade e principalmente, deixar de ofender a família daqueles que como eu e muitos outros tem familiares torturados por DITADORES!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VOCÊ É UM ZUMBI VERMELHO, acredita em tudo que essa gentalha lhe enfia no vazio que você tem onde deveria haver um cérebro. Envergonhe-se, zumbi, vá estudar VOCÊ, deixe de ser alienado.

      Excluir
  10. O que poderia ser uma honra (pela primeira vez o Brasil comandou uma missão internacional) poderá se transformar em vexame. A projeção que o Brasil teve no cenário internacional, ultrapassando qualquer expectativa, por mais sonhadora que pudéssemos ter, não pode ser manchada pela postura de comandantes arrogantes, petulantes e idiotas (como é o caso daquele Augusto Heleno, que parece que não aprendeu a lição do atoleiro que a ditadura jogou o Brasil e ainda conserva um ranço golpista. Como foram suas declarações sobre a devolução das terras da "Raposa serra do sol" aos seus legítimos donos, Os Índios. O Brasil está menos seguro? A Venezuela, que é o nosso maior e fiel aliado ao norte é uma ameaça ou é o narcopresidente Álvaro Uribe e seu substituto o José Manuel Santos, vassalos dos Estados Unidos? O presidente Lula, como legítimo comandante em chefe das forças armadas, deveria ter feito como o Presidente Jimmy Carter fez com o comandante das tropas dos USA na Coréia do Sul, que deu declarações a imprensa censurando as decisões do presidente. O destituiu do Comando, cassou-lhe a patente e passou-o para a reserva. Repito esse Gen. Heleno, empolgado com o espaço que a as famigeradas rede Globo e pior ainda a tal de Band(didos), ousou desafiar as instituições democráticas que conquistamos com muita luta. Um perfeito idiota.

    ResponderExcluir
  11. Sra. Tânia Botter, quando falamos dos militares é de maneira geral, é pela doutrina que ainda conservam. Essa doutrina, não sei se a senhora sabe, vem do tempo do Macartismo (McCarthyism), um período negro na história americana. A geração anterior dos generais do Brasil e de quase toda a América Latina, foram treinados e doutrinados nos USA, exatamente naquele período. Nada contra as pessoas, mas temos que extirpar essa doutrina da formação dos nossos jovens militares. A senhora possivelmente não ouviu falar do Gen. Vermon Walters, e o que ele pensava dos nossos soldados, mesmo assim foi ele que veio aqui e tramou com a cúpula militar o golpe de 64 (uma vergonha para as nossas Forças Armadas, pois considerava nossos gerais idiotas, e acho que no fundo eram mesmo). Quanto a missão de Médicos e Enfermeiros, também não é bem assim não, esse é o lado bonito da coisa, mas é quase insignificante. O cidadão normal do Haiti já começa a não nos ver com bons olhos. Recentemente eu debati com eles aqui nos Estados Unidos onde me encontro. É sabido também que o tempo prolongado de qualquer tropa em outro país é problemático. Imagine um montão de homens sem suas mulheres por um longo período e vendo outras mulheres? Vejamos o exemplo do disciplinado exercito cubano em Angola? Quando o Gen. Ochoa endossou a decisão do conselho de guerra que condenou a morte por fuzilamento, um soldado que havia estuprado uma senhorita angolana. Depois ele também foi condenado a morte por trair a Revolução Cubana. Nesses casos não é incomum haver estupro (me desculpe, deveria não ocorrer mas é um fato. Recentemente um soldado do Uruguai foi denunciado por esse crime no Haiti). Bem o Haiti tem um novo governo, a mentalidade dos nossos comandantes tem muito que ser lapidada para o que queremos das Forças Armados, nesse novo Brasil, é a hora de voltarmos casa. Também concordo que o saldo foi mais do que positivo (opinião pessoal). Alguém conhece alguma coisa da história do Haiti? A razão de ser um dos países mais pobre do mundo? Pois é ele foi um dos primeiros a obter a independência, da França, começando com a revolta de Santo Domingo. Como castigo a França, A Inglaterra, a Espanha, a Holanda e os Estados Unidos decretaram um bloqueio econômico, que o levou a essa situação. Do mesmo mal sofreu e ainda sofre Cuba, os Estados Unidos, sempre eles, como diz o Cantor Piero (Argentino radicado na Colômbia), exigiram que todos as países americanos boicotassem Cuba, inclusive o expulsando da OEA. Tem uma música de Pablo Milanez "Cancion por la unidad latinoamericana" (tem no Youtube, é muito bonita. Inclusive na versão de Pablo Milanez com Milton Nascimento) retrata muito bem o ódio entre os irmão, que foi fomentado pelos USA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, senhor. O senhor é um vermelho, doutrinado pelos comunistas. Quanta besteira. Nem vale a pena responder. Isso é diarreia verbal.

      Excluir
  12. bom dia, quero entender o que se passa neste artigo. 41 87096380 curitiba/ paraná

    ResponderExcluir
  13. Lamentável essa Sra. Tânia botter....é de uma ignorância atroz, limpa a boca minha senhora pra falar da presidente Dilma...quanto ao Haiti a historia tem provado que este pais é o resultado de sua coragem pra ser independente da França e infelizmente as pessoas que vem conduzindo o país antes e pós terremotos, nao conseguiram ainda dar um sentimento de nação a esse povo tão sofrido...acho que está na hora da MINUSTAH sair de lá...tem os dois lados sim...o da violência, mas também tem o lado sim de nao abandonar o país à própria sorte, infelizmente aquele velho e horroroso ditado machista: ruim com ele, pior sem ele....no caso as tropas, mas agora eles tem que ir...eu irei ao Haiti em abril...e quando voltar posso me posicionar melhor...sei sim da violência praticada, mas sei que a historia de totons macoutes também nao era refresco....

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente uma minoria estragou o objetivo das tropas brasileiras na missão do Haiti.

    ResponderExcluir